-
Arquitetos: SAOTA - Stefan Antoni Olmesdahl Truen Architects; SAOTA – Stefan Antoni Olmesdahl Truen Architects
- Ano: 2012
-
Fotografias:Adam Letch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado no coração da Bantry Bay na Cidade do Cabo, nas colinas de Lion's Head com vista para a baía. Os arquitetos receberam as instruções de criar uma casa com todo o espetáculo de uma peça do mostruário de Atlantic Seaboard, mas também para responder às necessidades práticas da vida familiar e criar um sentimento de santuário.
Construída em quatro pavimentos, as áreas de estar são de plano aberto mas com identidades distintas. Um madeiramento avermelhado minimalista e a presença do cinza de xisto na fachada da rua abrem para um pátio de entrada escultural que por sua vez, leva à galeria de entrada. Volume dramático, vistas de longo alcance, esculturas e texturas cruas - pedra, madeira e concreto - são os pilares desta casa, projetada para formar um quadro para a definição e desenvolvimento de uma pátina ao longo do tempo.
A sala da família, situada no lado da montanha do pátio de jardim, oferece um estar quase como um casulo enquanto a sala de estar propriamente dita e a sala de jantar estão no volume duplo, do lado do mar e mais dramático, com sua parede de concreto da lareira e vistas impressionantes. Essa parte em frente ao oceano é um espaço crescente ancorado por concreto e rocha - um bar de cinco toneladas de granito rústico apoia um lado da sala de estar. Embora esteja orientado para o mar, com a varanda da piscina à oeste, a área de estar principal também se abre para o jardim à leste, com acesso à ambos com portas de vidro que deslizam e podem ser completamente abertas, configurando um espaço quase externo mas com coberto.
É possível descer através de um átrio de volume duplo "debaixo d'água" para o nível dos dormitórios e abaixo a outro nível para as áreas dos Hóspedes e Sala de Jogos.
Os interiores criam uma jornada emocional e sensorial quando alguém se desloca ao longo da casa. O mobiliário segue linhas minimalistas e mantém-se simples e neutro. Através da utilização de uma base moderada e crua de texturas e acabamentos, a decoração dá a sensação de sutil organicidade; a ambiência geral é de calma e serenidade. Cores são mantidas em expressividades mínimas, o interior funciona prenominantemente com tons de luz e sombra, permitindo vistas da montanha, do oceano e do céu, além do artesanato introduzir as principais cores.